quinta-feira, 12 de março de 2015

Intoxicação por plantas que causam morte súbita: Palicourea marcgravii



Agatha Pirondi, Daniel Caldas, Felipe Alves e João Pedro. 

Medicina Veterinária – Disciplina Clínica de Intoxicação e Plantas Tóxicas – Profª Aline Mello- 7º semestre. 







   

Nome científico: Palicourea marcgravii. 


Nomes populares: cafezinho, café bravo, erva café, erva de rato, roxa, roxinha, roxona, vick.

Partes tóxicas das plantas: folhas, flores, e os frutos (onde reside maior toxicidade).

Princípio tóxico: Monofluoracetato de Sódio


Mecanismo de ação: O mecanismo de ação do monofluoracetato inicia-se pela ligação deste à acetil coenzima A (CoA-SH), formando o fluoroacetil CoA, que por sua vez, substitui a acetil CoA no ciclo de Krebs e reage com citrato sintase, produzindo o fluorocitrato. O fluorocitrato é o metabólito ativo do MF e 5 responsável pelo bloqueio da aconitase, impedindo a conversão do citrato em isocitrato. Consequentemente há o acúmulo de citrato e lactato nos tecidos corpóreos ocasionando efeitos cardiotóxicos e neurotóxicos. Combinado ao cálcio pode levar a hipocalcemia e agravar os sinais clínicos da intoxicação.O monofluoracetato causa também diminuição na produção de ATP e nos demais processos metabólicos dependentes de energia.Há ainda acúmulo de ceto-substâncias no sangue que são excretadas na urina.



Sinais clínicos: relutância em andar, urinar frequente e em pouca quantidade, pulso venoso positivo, desequílibrio, instabilidade, tremores musculares, queda em decúbito esterno-abdominal e lateral, taquipnéia, movimentos de pedalagem, opistótono, cerração forte das pálpebras, berros e convulsão final tônica.


Prevenção e possível tratamento: uso de Acetamida para prevenção, uso de carvão ativado como adsorvente para diminuir os sintomas, pois não há tratamento especifico.




Intoxicação Espontânea Palicourea Coqueiral 2006 - YouTube





Referências: GÓRNIAK, Silvana Lima. Intoxicação por Paulicourea marcgravvi: uma abordagem experimental. São Paulo.Tese (Doutorado)-FMVZ da USP- Departamento de Patologia. 1988. FERNANDES, Milenna Karoline. Tratamento de animais domésticos intoxicados por monofluoracetato de sódio. Revisão de literatura. Goiânia. UFG-Escola de Veterinária e Zootecnia – Disciplina Seminários aplicados. 2013.

Imagens: CARDOSO, André. Paulicourea marcgravvi.2013. Disponível em http://www.flickr.com/photos/andrecardoso/11651298974/. Acesso em 19 de fevereiro de 2015. MERCADANTE, Mauricio. Paulicourea marcgravvi.2012. Disponível em http://flickr.com/photos/43256055/. Acesso em 19 de fevereiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário